Fungo ataca e transforma aranha em zumbi; veja imagens.
Num depósito de pólvora abandonado, uma aranha encontrou o lar perfeito: fresco e escuro. Mal sabiam que, ao chegar uma equipa de um programa de natureza da BBC, encontrariam mais do que um simples aracnídeo. O que viram era quase um The Last of Us da vida real: a aranha estava morta, com um fungo branco a sair do seu corpo.
Segundo um artigo publicado na Fungal Systematics and Evolution, o fungo é de uma espécie recém-descoberta que espalha os seus esporos e consegue transformar uma aranha num verdadeiro morto-vivo.
A aranha infetada foi encontrada por um voluntário no Castle Espie Wetland Centre, enquanto ajudava os cineastas da BBC. “Eu imaginei que era uma espécie desconhecida ou incomum e solicitei o espécime assim que a filmagem terminou”, disse Harry Evans, um dos autores do artigo.

Após a exibição do programa da BBC, Tim Fogg, um explorador de cavernas, entrou em contacto com Harry e afirmou já ter encontrado o mesmo fungo em cavernas irlandesas. Fogg recolheu cinco aranhas infetadas, uma delas envolta num emaranhado de fungos.
A explicação para isto, segundo João Araújo, um dos autores do artigo, é que aparentemente quando um esporo pousa numa aranha, o fungo faz com que uma estrutura parecida com uma raiz, chamada tubo germinativo, perfure o animal “tomando conta basicamente de quase todo o corpo da aranha”.
Araújo explica ainda que é importante aprender “quem são esses fungos, quais insetos e artrópodes eles infetam, como evoluem, de onde vêm”, porque podem ajudar a controlar pragas agrícolas, além de um parente do Ophiocordyceps ser usado para prevenir a rejeição de órgãos em pacientes transplantados.
“Esses são os químicos da natureza e a única fonte de novos antibióticos e outros medicamentos para o futuro. Precisamos encontrar maneiras de identificá-los antes que mais ecossistemas naturais desapareçam junto com os fungos”, afirma.